Translate

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

HUGO CHAVEZ E O SOCIALISMO DO SÉC XXI

i
Sob uma avalanche imperialista, cuja as afirmações que a história acabou, que o socialismo deu errado, em que os comunistas do mundo inteiro estão em uma defensiva estratégica, surge na América Latina alguém que desmente tudo isso, alguém que levanta bem alto a bandeira do socialismo e crava-a bem no pé do Tio Sam, esse alguém se chama Hugo Chavez Frias, presidente da República Socialista da Venezuela.

Mas será mesmo que o que está em curso na Venezuela é o Socialismo do Século XXI?

Sem dúvida o que ocorre na Venezuela é um processo de rupturas, as mudanças objetivas que Chavez esta fazendo estão elevando muito a consciencia do povo, a mudança subjetiva na sociedade venezuelana é clara. Chavez acerta em radicalizar pouco a pouco as tranformações na sociedade venezuelana, de acordo com a correlação de forças, avançando cada vez mais. não podemos esquecer que os revolucionários do mundo inteiro estão na defensiva e que isto impossibilita maiores avanços, porém hoje a América Latina já permite um governo mais avançado, como o de Chavez.
Chavez provou mais uma vez a importancia da luta institucional, travando a luta de idéias com a sociedade, provou também que sem armas não existe revolução, mas principalmente, provou que o que sustenta uma revolução é o povo!
Ainda não podemos afirmar que a Venezuela é um país socialista, pois além de não alterar substancialmente as relações de produção não visa nem o fim da propriedade privada em seu programa, mas mesmo assim, sem ter um partido marxista-leninista ou
qualquer outra vanguarda consciente guiando o processo, as condições históricas e as mudanças objetivas de Chavez podem levar a Venezuela ao socialismo sim!

Para que possamos por em prática o socialismo do Século XXI não só devemos romper com antigos dogmas, mas também responder as perguntas que nunca foram feitas antes pela história, isso Hugo Chavez faz, com características novas no movimento socialista ele aponta uma luz em meio as trevas neoliberais e é tarefa de cada socialista apoiar e estudar o que esta em curso na Venezuela.

Socialismo ou Morte!

Estudantes e trabalhadores, uni-vos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário