Translate

quinta-feira, 24 de junho de 2010

NELSON MARTINEZ, EXEMPLO DE VIDA E CORAGEM

Hoje o dia foi complicado, algumas notícias ruins e a principal foi o falecimento do pai de um camarada. Pelo seu filho posso dizer que não foi apenas um grande socialista, mas sim um grande homem, capaz de fazer com que seus ideais ultrapassassem as barreiras do tempo e das gerações. Presto minha singela homenagem a este camarada reproduzindo o artigo publicado no site do grupo Tortura Nunca Mais e, como outros lutadores de nosso continente costumam dizer, Juramos Vencer!

"Um militante que , mesmo depois de várias décadas de luta, manteve acesos os seus ideais de juventude. De um país mais justo, com democracia social e menos desigualdades.

Incansável batalhador pelos direitos humanos. Pela anistia política, sempre atencioso e disposto a ajudar os companheiros nos procedimentos para obterem a justa reparação pela luta contra ditadura; pela punição aos torturadores que cometeram crime de lesa- humanidade; pela democratização e acesso aos meios de comunicação; pela memória e verdade, em especial.

Este seu empenho pela história era tão grande que , mesmo com esforço, organizou com seus companheiros o II Seminário Democracia e Anistia voltado ao debate da história dos trabalhadores , dos combatentes pela democracia e pela anistia. Foi a grande liderança que motivou seus companheiros na realização deste evento que ocorre até o dia 11 de junho no auditório do Sindicato dos Bancários, em São Paulo. Assim como organizou diversos outros eventos durante sua vida dedicada à democracia e à construção de uma sociedade mais igualitária.

Nelson Martinez faleceu esta semana e seu sepultamento ocorreu na terça-feira, 8 de junho, em Santo André (SP), para onde acorreram consternados amigos e companheiros de diversos sindicatos, entidades de direitos humanos, políticos e trabalhadores.

Nelson iria fazer a abertura deste Seminário no dia 9 de junho.

Mas, em vez disso, recebeu a homenagem de todos os presentes que após um minuto de silêncio, em sua memória, fizeram a saudação que sempre é dedicada a uma grande personalidade : Nelson Martinez, presente !

Ele continuará na memória de sindicalistas; de seus companheiros das antigas lutas e na lembrança dos velhos e novos companheiros pela causa dos direitos humanos. Estará sempre presente na memória de seus amigos e de sua família.

E sua vida íntegra, de extrema dedicação às causas do povo brasileiro, servirá de exemplo e guia para a nossa juventude que hoje está ávida para conhecer a história de figuras ilustres que tiveram a coragem de combater um regime autoritário e não arredaram um só minuto de sua disposição de ir até o fim, até que se restaurasse no país a democracia. Tal foi a missão em que Nelson esteve envolvido durante sua vida. A ele, as homenagens do Grupo Tortura Nunca Mais-SP."

Nenhum comentário:

Postar um comentário